Procedimentos

Lipoaspiração: O que, como, para quem?

By 26 de abril de 2022No Comments

Apesar da boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em demais casos, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.

A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.

Algumas questões importantes, para se informar antes de fazer uma Lipoaspiração:

O procedimento é indicado para mim?

Se você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura – localizado em qualquer lugar de seu corpo – e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoaspiração pode ser indicada para você.

O candidatos ideais para a Lipoaspiração são:

• Adultos, com IMC (índice de massa corporal = peso/altura²) próximo de 30, que têm a pele firme e com bom tônus muscular;
  • Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
  • Não fumantes;
  • Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico;
  • Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.

O que será discutido na Consulta Médica?

O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida. Vá preparado para responder perguntas como:

• A razão pela qual quer fazer a cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado;
  • Condições médicas, alergia medicamentosa e tratamentos médicos;
  • Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas;
  • Cirurgias prévias.

O cirurgião também poderá te questionar quanto ao seu estado geral de saúde, condições pré-existentes ou fatores de risco, recomendar um tratamento, discutir prováveis resultados e qualquer risco ou complicação potencial e até tirar algumas fotos para o prontuário médico.

Quais resultados esperar?

O inchaço causado pela cirurgia desaparece após alguns meses. Quando o inchaço desaparecer, o novo contorno corporal será visível. Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.